CORAL
Coral Santa Cecília MENSAGEM E FLORES DO PROJETO AOS CORALISTAS PELO 1° CD HINO DO POETA LUIZ CAMINATI Diretoria Atual Hermelina Pfützenreuter
Componentes da Época do Vadico Hermelina Pfützenreuter Carta do Coral ao Vadico Hermelina PfutzenreuterLetras Convite Lançamento do 1° CD
Coral Santa Cecília

MENSAGEM E FLORES DO PROJETO AOS CORALISTAS PELO 1° CD

O lançamento do CD e o progresso do Coral Hermelina Pfützenreuter

Saudamos o Coral Hermelina Pfützenreuter pela produção de seu primeiro CD. Uma contribuição estimável a cultura e ao progresso de nossa cidade que, na competência dos seus componentes e de sua presidente Teresinha Vian, na trajetória destes 28 anos de existência do Coral, através dos trabalhos e esforços realizados durante este período, manteve viva a beleza e a vida destas vozes.

Deixamos aqui nossa gratidão pela nossa avó, que foi homenageada com o nome deste Coral, e pelo nosso pai que soube dar empenho e o melhor entusiasmo na sua humilde colaboração, seja como componente ou maestro, seja pela música que lhe foi dada em hino.

Nos orgulhamos de todos vocês, pela sua criatividade nesta proveitosa produção, audaciosamente cultural.
Como salienta o Poeta Cornélio Dall A’lba em vossa letra: “Nós seremos os teus menestréis, irradiando tua história e Cultura”.
Orleans está aqui dignamente representada.

Fazemos aqui o convite para lançarem este CD aqui no Paraná, sendo que dispomo-nos a colaborar na organização desta excursão.
Podemos reservar um teatro para isso e também, se ocorrer nas festas natalinas, em Shoppings Center quando promovem apresentações de corais. E assim satisfazer as centenas de famílias orleanenses que aqui residem. Ensejo com isso também o interesse deste projeto em obter alguma gravação em estúdio de algumas das composições do Vadico, o que nos deixaria muito orgulhosos e satisfeitos.

Parabéns a todos, ex-componentes, ex- maestros, a atual e vitoriosa gestão de cantores, a maestrina Miriam Daltoé, diretores e colaboradores pelo seu grande progresso. Parabéns, Orleans!

Curitiba, 7 de Maio de 2011
Rogerio Pfutzenreuter
Projeto Vadico de Orleans

HINO DO POETA LUIZ CAMINATI

CONCURSO HINO ASSOCIAÇÃO CORAL HERMELINA PFÜTZENREUTER HINO 29 DE MARÇO

I
Buscando a nossa morada
de luz e felicidade!
Cantamos na caminhada
nosso amor à liberdade.

Estrebilho
Cantaremos, cantaremos,
Hermelina, linda flor!
Nesta voz te levaremos
nossa paz, por teu amor.

II
No espaço uma melodia...
...anciã se faz criança!
Que do alto em euforia
ouve o canto da esperança.

III
Vamos, todos, juntos, vamos,
nesta escala musical!
Lado a lado, caminhando
para o grande festival.

Diretoria Atual Hermelina Pfützenreuter

Associação Coral Hermelina Pfützenreuter

A Associação Coral Hermelina Pfützenreuter, da cidade de Orleans/SC, é uma entidade sem fins lucrativos, registrada com CNPJ.
Foi fundada no dia 30 de julho de 1981 por um grupo de senhoras, interessadas pela cultura de Orleans. Contaram com a ajuda do Professor Celso de Oliveira Souza, que tratou da parte burocrática.
O nome da entidade homenageia a matriarca de uma tradicional família de Orleans, cujos membros sempre estiveram ligados à arte, especialmente à música, ao teatro e à dança.
Sua diretoria atual é composta pelos seguintes membros: Hélia Zomer Fenilli Mello (Presidente), Vilmar Dela Giustina (Vice-presidente), Maurina Librelato da Silva (1ª Tesoureira), Terezinha Brighenti (2ª Tesoureira), Terezinha Vian (1ª Secretária), Osmarina Baschiroto de Medeiros (2ª Secretária), José Sorato Daltoé, Gilberto Luiz Duarte e Elódia Bratti Dandolini (Conselho Fiscal), Isolina Comelli, Doraci Baggio Volpato e Eli Teixeira Machado (Suplentes), Zuleide Zomer Marcon e Eloir José Corrêa Hoffmann (Relações Públicas), Célia Tegnalt Carrer (Assessora do Coral).
Conta atualmente com 30 cantores, oriundos das mais diversas atividades profissionais, mas que comungam do mesmo ideal: divulgar a cultura e contribuir para o desenvolvimento cultural do município.
Nestes vinte anos de existência, o Coral teve quatro regentes que, com abnegação, contribuíram para a continuidade dos trabalhos.
O primeiro foi o Sr. Oswaldo Pfützenreuter, “Vadico”, músico de grande sensibilidade e responsável pelos primeiros passos do grupo. O Coral terá sempre um afeto muito especial por ele, dada a sua inesquecível participação.
Após o seu afastamento, por motivos de saúde, assumiu a regência, a professora Nilce Otília Bertoncini Alves, pianista e grande estudiosa da arte e cultura. Sua permanência à frente do Coral, apesar de curta, foi muito importante, pois aperfeiçoou a parte técnica, garantindo a continuidade do trabalho. Em seguida, o Coral teve como regente o Sr. Pedro Brünning, de São Ludgero/SC, que regeu o Coral por, aproximadamente, nove anos.
Por ter-se dedicado de modo especial, estará sempre presente na vida dos cantores. Atualmente, tem como regente a senhora Miria de Fátima Dal Toe, de Criciúma/SC, a qual também é componente da Associação Coral de Criciúma. Pela dedicação e competência levou o Coral a grandes conquistas técnicas, apoiada por uma diretoria dinâmica e participativa.
A Associação Coral Hermelina Pfützenreuter pertence à 20º Região do Procanto do Vale de Braço do Norte, que tem como coordenador estadual o Maestro José Acácio Santana, e, regional, o Maestro Lourenço Müller, de Grão Pará/SC.
O Coral Hermelina Pfützenreuter participou de diversos eventos: encontros de corais, missas, cerimônias de casamento e formaturas. Participou, ainda, das semanas culturais de Orleans e, de cidades vizinhas: do Natal Luz de Tubarão e Criciúma, bem como de eventos culturais nos municípios de Seara/SC, de Florianópolis/SC, e Cascavel/PR. Como mais importantes, destaca-se sua participação no Grande Coro da Missa do Papa (em sua visita a Santa Catarina), e no Encontro Internacional de Corais, realizado no Teatro Elias Angeloni, de Criciúma.
O Coral organizou durante alguns anos promoções especiais, entre elas “La Notte Italiana”, objetivando o resgate cultural, além de um encontro de corais. Neste ano promoveu o Encontro dos Corais da 20ª Região do Procanto, no dia 07 de julho e, acompanhando as programações da Semana Cultural de Orleans, no dia 26 de agosto, viabilizou mais um encontro com corais: de Tubarão (Coral da Unisul), e Criciúma.
Como objetivo a Associação Coral Hermelina Pfützenreuter tem buscado servir a comunidade, promovendo a arte e a cultura, contribuindo para o desenvolvimento do município, e levando a beleza do canto aos eventos para os quais é solicitada.

Componentes da Época do Vadico Hermelina Pfützenreuter

Coralistas anos 80 sob a regência de Vadico.

Tascizio Marcon
Antenor Rafael Rosa
Jose Sorato Daltoé
Antonio Zomer
Zuleide Zomer Marcon
Darci Rampineli Zomer
Terezinha B Pizoni
Rute H machando
Vanda B Volpato
Vanda Hammerschmidt Bertoncini
Doracy B Volpato
Arina Zomer
Elodia B Dandolini
Gilberto Durante
Adirson Galvani
Plínio Galvani
Mario Debiasi
Gabino Yung
Verônica Wernke
Daiva Orben Baggio
Edna Furlan Rampinelli

Carta do Coral ao Vadico

Carta do CORAL HERMELINA PFÜTZENREUTER de Orleans-SC ao Vadico quando de seu aniversário, fazendo 80 anos. Orleans, 10 de maio de 1993

Querido Seu Vadico

Existem lembranças que o tempo jamais apaga e a sua vivência em Orleans é uma destas lembranças. Não há orleanense que não tenha em mente sua participação em suas vidas. O Sr. é um homem de muitas participações, seja como cidadão honesto e trabalhador, como esposo dedicado ou como pai atento aos problemas dos filhos, dirigindo-os para os caminhos mais produtivos e brilhantes, seja como funcionário público durante longos anos e sobretudo como genial músico.
Sua música nasceu com o senhor e sua dedicação à faz crescer e atingir os mais altos níveis em apresentações e na criação. Seu Vadico, nossa magestosa Igreja Matriz, não é mais a mesma sem seu violino e o seu órgão, sem a regência do seu coro, enfim sem sua presença de artista que ama a Deus e aos homens , demonstrando isso na prática da música maravilhosa.
Nosso coral sente sua falta e curte sua saudade.
Nos seus oitenta anos receba o senhor em nome do coral "Hermelina Pfutzenreuter" a homenagem do povo orleanense e nosso pedido de que Deus o proteja , conservando-o entre nós por muito tempo ainda, para que o senhor espalhe seu talento e emocione o homem com sua arte maravilhosa.

Associação coral Hermelina Pfutzenreuter

Hermelina PfutzenreuterLetras

Convite Lançamento do 1° CD

Convite para jantar de Lançamento de CD Coral Hermelina Pfützenreuter

Os integrantes da Associação Coral Hermelina Pfützenreuter comemoram um grande passo: O lançamento de seu primeiro CD, do projeto "28 anos Em Canto".

Foi graças ao apoio da:
Secretaria de cultura esporte e turismo de SC,
Será no dia07/05/2011 no restaurante Bela Vista,às 19:30 hrs
Foi, realmente, um trabalho árduo, mas muito prazeroso, e feito com muito carinho, para eternizar das vozes e divulgar, cada vez mais, a cultura de nossa cidade.
A história do canto coral, conforme a USP, tem suas raízes intimamente associadas à história da música e da própria humanidade.
As primeiras melodias foram proferidas durante o canto coletivo de tribos primitivas em rituais religiosos para clemência e agradecimento aos deuses. Já no período clássico, foram estabelecidos os pilares do canto coral dentro da cultura grega e entre cristãos.
Com esse povo, o coro ultrapassou os limites religiosos e adentrou as festividades populares.
Em Orleans, em 31/07/1981, formava-se o embrião de nossa associação. Foram visionários coralistas que desde aquela época perceberam a necessidade e os benefícios do canto coral.
Recentes estudos, como os realizados por médicos da Universidade de Música e Artes de Viena, afirmam que "Cantar é a respiração estruturada", explicando o efeito fisiológico da respiração abdominal - a mais profunda -, que prevalece quando se canta e que se transforma em massagem para o intestino e em alívio para o coração.
Além disso, essa respiração fornece ar adicional aos alvéolos pulmonares, impulsiona a circulação sanguínea e pode melhorar a concentração e a memória. Cantar, portanto é um ótimo remédio para os males específicos do nosso tempo, porque equilibra o sistema neurovegetativo e reforça a atividade dos nervos parassimpáticos, responsáveis pelo relaxamento do corpo.
Cantar gera harmonia psíquica e reforça o sistema imunológico, importantes frente a problemas tão freqüentes hoje, como transtornos do sono, doenças circulatórias e exaustão emocional.
E além dos benefícios individuais, é claro que também traz consigo diversos outros benefícios à coletividade, pois transmite sentimentos de paz, alegria e promove a integração social e manutenção dos laços culturais.
Prova disso é que estamos reunidos, em Orleans, após 30 anos, para comemorar o lançamento do nosso CD.

Vadico de Orleans © 2014 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Mosaic Web